Falta pouco mais de uma hora para o lançamento do primeiro nanossatélite brasileiro, projetado em Santa Maria, que deve entrar em órbita às 16h11min desta quinta-feira - na Rússia, já será 1h11min de sexta-feira. O lançamento ocorre na estação espacial localizada em Yasny, no sul da Rússia. O nanossatélite universitário NanoSatC-BR1 será colocado em órbita a bordo do foguete Dnepr, de origem ucraniana, que levará outros 36 satélites para o espaço.
:: NanoSatC-BR1 será o primeiro brasileiro a entrar em órbita
Já estão lá na base espacial russa quatro brasileiros, que fazem parte da equipe técnica: o professor da UFSM e pesquisador do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado em Santa Maria, Nelson Jorge Schuch, o pesquisador da sede do Inpe em São José dos Campos Dr. Otávio Santos Cupertino Durão, e os estudantes de Engenharia Elétrica da UFSM que são bolsistas do programa, Tális Piovesan e Leonardo Zavareze da Costa.
A expectativa de todos os que participaram do projeto é grande, já que este é o primeiro nanossatélite brasileiro que deverá entrar em órbita:
Primeiro, devemos ser persistente em todas as nossas ações. Segundo, devemos tratar as pessoas com humildade, muito respeito e dignidade, dando as pessoas vinculadas aos projetos que você coordena muita liberdade. Portanto, sinto-me realizado neste momento único para nossas pessoas da Equipe NanoSatC-BR1 e de Santa Maria diz o gerente do projeto, Nelson Schuch.
"